Você passou por aqui!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Os primordios da Revolução Industrial!

          Foi na Inglaterra que ocorreu a primeira Revolução Burguesa da História, 1688, a Revolução Gloriosa, assim chamada por não ter havido derramamento de sangue, o então rei Jaime II, foi deposto e assumiu o poder o príncipe da Holanda Guilherme de Orange, casado com a filha mais velha de Jaime II, Maria Stuart. Para permanecer no poder o príncipe orange assinou a Declaração dos Direitos e passou a estabelecer ao que ela estabelecia, documento que limitava o poder político da monarquia transferindo-o para o parlamento, no qual a burguesia estava altamente representado, podendo participar das decisções políticas do país, controlando o Estado britânico passou a utilizá-lo para atingir seus objetivos econômicos.
           Grã-Bretanha ou Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, como foi a unificação?
           Em 1707 houve a unificação do parlamento da Inglaterra e da Escócia e foi criado o Reino da Grã-Bretanha, em 1801, após uma rebelião nacionalista na Irlanda os ingleses dissolveram o parlamento irlandês e criaram o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda e em 1921, o Reino Unido concedeu independencia a Irlanda com execção de seus condados, de maioria protestantes, localizados no noredeste da Ilha, sendo criado o reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte que fazem parte: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
            Diversos foram os fatores que fizeram da Grã-Bretanha o berço dessa revolução tecnológica, acúmulo de capitais, disponibilidade de matéria-prima e energia, avanços técnicos e antes de tudo o Estado já se encontrava sob o domínio da burguesia, faltava porém a força de trabalho para este sistema funcionar.
             O Reino Unido tinha a sua disposição enormes reservas de carvão mineral - ULHA - fonte de energia que possibilitou a disseminação do uso de máquinas à vapor, houve grande expansão na siderurgia de minérios de ferro.
            Não podemos deixar de falar na Lei dos cercamentos , que nas últimas décadas do século XVII desapropriou centenas de camponeses que substituiram a agricultura de subsistência pela criação de carneiros para fornecer lã a indústria têxtil. Esses camponeses foram gradualmente expulsos da terra e iam deslocando-se para as cidades, essa massa de trabalhadores rurais converteu-se no empobrecimeto do proletariado urbano.
           Até meados do século XIX a Inglaterra liderou o processo de industrialização, era o país que mais produzia e exportava, os lucros eram reinvestidos em novos  negócios.
          Para o povo do segundo ano, leiam e postem comentários...beijos!