Você passou por aqui!

sábado, 16 de outubro de 2010

A mala de Hana


    A segunda guerra mundial ocorreu de fato entre 1939-1945, um conflito de proporções gigantescas, países com interesses diversos se engajaram em um processo de conquistas territoriais que culminou em aproximadamente 50 milhões de mortos e em uma nova leitura da politica mundial.
    Vimos às histórias de muitos personagens reais contadas através de filmes e livros que desde o final do conflito passeiam em nosso intelecto, nos fornecendo sensações, muitas vezes indescritíveis, imensuráveis.
    A mala de Hana é um desses livros, curtos e ao mesmo tempo lato na exposição do conteúdo.
    Uma família judia vê-se totalmente fragmentada após a invasão alemã na Tchecoslováquia, o livro mostra com sensibilidade a vida dessa família e em especifico a vida de Hana, uma garotinha de 13 anos que foi usurpada em todos os seus direitos, um paralelo entre o passado e o presente, a busca de uma educadora japonesa para mostrar aos alunos a história do Holocausto e através de um objeto, uma mala, chega ao íntimo, ao cotidiano, ao antes, durante e após os acontecimentos que até hoje nos fazem repensar a ação do homem contra o homem.

    Sei que já leram o livro, já emitiram opiniões sobre ele, agora quero que digam para os nossos visitantes através dos comentários qual é a sua visão sobre o Holocausto durante a Segunda Guerra.
    

13 comentários:

  1. O Holocausto foi um plano de genocídio da população Judaica . O livro "A ideologia alemã" de Karl Marx e Friedrich Engels retrata a concepção nazista (povo alemão como raça superior). Sobre o domínio de Adolf Hitler, a idéia de “raça pura” consistia na eliminação por completo dos judeus. Para explanar o tema sugiro os filmes: “ o pianista “ que mostra o cenário da invasão alemã a cidade dos judeus poloneses (Varsóvia) e “A vida é bela” ficção idealizada num campo de concentração nazista. Belíssima história, vale a pena assistir.

    ResponderExcluir
  2. A Mala de Hanna relata o Holocausto da Segunda Guerra Mundial. O sofrimento de milhões de judeus durante quase 70 anos em 3 continentes. Relatando assim a vida das crianças que passaram por essa triste experiência.
    Em especial conta a história da calorosa família de Hanna, formada por seu pai, sua mãe e seu irmão George, e que aos olhos de Hither não passavam de judeus que eram obrigados a usar uma estrela no peito para serem identificados. Logo após seus pais, Hanna e seu irmão também foram presos, passando fome e sede. Hanna foi liberta com 13 anos e no mesmo dia se arrumou toda e saiu com sua mala para reencontrar George, porém foi morta no dia seguinte. E seu irmão só soube do acontecido depois de um bom tempo de procura.
    Essa história é fato verídico que foi relatada por uma professora japonesa e através dela podemos conhecer essa fascinante história que nos mostra o lado das crianças que passaram pela II Guerra Mundial.

    Luelly Suanny, Amanda Miranda, Antonio Marcus e Plínio Passos .

    ResponderExcluir
  3. O Holocausto é uma das maiores e piores atrocidades cometidas pelos seres humanos. Perseguições seguidas de muito sofrimento e muitas mortes.

    Pessoas eram retiradas de seus lares obrigadas a abandonar toda a sua vida, toda a sua história e todo o seu passado.

    Trens de carga vindos de toda a Europa ocupada pelos nazistas carregando judeus para currais humanos aonde eram fuzilados, obrigados a trabalhar até morrer ou serem asfixiados até a morte em câmaras de gás. Tinham seus cadáveres incinerados ou transformados em sabão, etc.

    A megalomania de Adolf Hitler fez do Holocausto a guerra mais destruidora da História. Pregava um darwinismo tortuoso aonde as "raças" mais evoluídas eram os arianos, alemães e outros povos nórdicos destinados a destruir as "raças inferiores" - principalmente aos judeus, aos quais Hitler atribuía a maioria dos males da humanidade.

    ResponderExcluir
  4. O HOLOCAUSTO NOS PASSA A REFLETIR SOBRE COMO O HOMEM É TAO EGOISTA E O QUE ELE É CAPAZ DE FAZER POR CAUSA DE PODER...NA REALIDADE TODOS OS PAÍSES QUE ESTAVAM ENVOLVIDOS NA GUERRA TINHA OBJETIVO PRÓPIO, BUSCA DE DOMINIO DE TERRA, O QUE GEROU VÁRIOS CONFLITOS.A ALEMANHA PERDEU A PRIMEIRA GUERRA E FOI OBRIGADA A SEGUIR VARIAS REGRAS..."FOI ONDE A GUERRA CONTINUOU"...A ALEMANHA SE RECUSA A FAZER TUDO O QUE O "DITADO DE VERSALHES" OBRIGAVA (...) O HOLOCAUSTO OCORRE DA SEGUINTE FORMA: PESSOAS QUE NÃO MANTINHA A NAÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR E QUE NÃO ERAM "ALEMÃES PUROS" OU SEJA TINHAM RAÇAS MISTURADAS ERAM CONDENADOS A TORTURAS, COMO NAO SÓ OS JUDEUS (MAS SENDO A MAIORIA) CIGANOS,HOMOSSEXUAIS,NEGROS ETC, ERAM CREMADOS VIVOS, USADOS COMO COBAIAS CIENTÍFICAS,CONGELADOS,MORTOS EM CÂMARA DE GÁS,DORMIAM EM COLCHÕES PREENCHIDO COM SEUS PRÓPIOS CABELOS...A MALA DE HANA É APENAS UMA DAS TANTAS HISTÓRIAS QUE FORAM DESTRUÍDAS PELA AÇÃO IRRACIONAL DO HOMEM....
    ALUNAS: ÁUREA, JOAMILE, JÉSSICA

    SÉRIE; 3°1 MATUTINO CEDLEM

    ResponderExcluir
  5. Holocausto quer dizer cremação dos corpos não necessariamente animais. Esse tipo de imolação corpórea post mortem também foi usado por tribos judaicas.
    Foi um verdadeira barbária contra esses povos!
    Alunos: Ivaí Pinheiro, Geovanne Dantas, Luan Almeida

    ResponderExcluir
  6. tudo teve inicio a partir da segunda guerra mundial,no ano de 1939-1945. territorios com grandes valores e que estavam na mira de muitos paises. muitas mortes ocorreram
    e foi dai que começou um processo de analise e sofrimento de uma pequena menina chamada Hana. o holocausto foi um grande sofrimento na vida de hana, pois a sua familia por serem todos judaicos tiveram seus direitos controlados, ou seja, eram ordenados a fazer muitas coisas que nao queriam, tudo isso devido ao governo nazista que tinha planos de diferenciar os povos judaicos.
    O Holocausto é uma das maiores e piores atrocidades cometidas pelos seres humanos. Perseguições seguidas de muito sofrimento e muitas mortes. foi assim que ficou comovida e tudo que se passava Hana analisava e fazia suas anotaçoes que gerou um livro muito interessante.
    Alunos: Antonio jorge, Igor carneiro

    ResponderExcluir
  7. Ana Carolina ,Brenna e Bianca alunas do 3ºano 01

    Holocausto na segunda guerra mundial :

    O Holocausto foi uma das trágedias de mais impacto cometidas pelos seres humanos. Perseguições seguidas de muito sofrimento e muitas mortes.

    Pessoas eram retiradas de seus lares obrigadas a abandonar toda a sua vida, toda a sua história e todo o seu passado.

    Trens de carga vindos de toda a Europa ocupada pelos nazistas carregando judeus para currais humanos aonde eram fuzilados, obrigados a trabalhar até morrer ou serem asfixiados até a morte em câmaras de gás. Tinham seus cadáveres incinerados ou transformados em sabão.

    Pois foi uma prática de perseguição política, religiosa e sexual estabelecida durante os anos de governo nazista de Hitler. Segundo a ideologia nazista, a Alemanha deveria superar todos os entraves que impediam a formação de uma nação composta por seres superiores.

    ResponderExcluir
  8. O Holocausto foi uma dos grandes horrores dos acontecimentos que marcaram a Segunda Guerra.
    O Holocausto, com origem a partir dos pensamentos de Hitler, tinha como planos extinguir de uma vez todo o povo judeu, fazendo com que os Alemães fossem a " Raça pura".
    Pessoas que se encontravam em meio a esse horror, se viam completamente sem esperança de sobrevivência. Famílias eram separadas, pais mortos, mães presas, filhos mandados para outros postos para servirem com sua mão de obra.
    Crianças sofreram muitos maus tratos, eram exploradas e mantidas em situações precárias, sem alimentação, as instalações que não tinham nenhuma condição de abrigar ninguém.
    Mas,em meio a tudo isso, não foram só os Judeus que sofreram com tudo, haviam perseguições relacionadas a religião, a sexualidade ( tema de grande preconceito até hoje ) e a política.
    O Grande Plano de Hitler era fazer com que os alemães fossem somente o único povo superior, destruindo qualquer chance de outros povos, pudessem crescer.
    O livro A Mala de Hana retrata basicamente isso, Hana era uma menina judia, que foi separada de sua familia e a mesma destruida. Carregava em sua mala todos seus sonhos e sua esperança de um amanhã melhor. Seu irmão George foi o único sobrevivente dessa familia do Holocausto. Depois de ter sofrido bastante, ter sido separado de sua irmã, se culpou por toda vida por ter feito a seguinte promessa a Hana : " Eu volto para libertá-la... " Depois disso, nunca mais teve contato, noticias de sua irmã .
    A história do livro é real, comovente .
    O Holocausto, contado por quem viveu esse horror.


    Ps. Nada de copia |cola
    Esse foi o nosso entendimento do livro, e das percepções das aulas de história . ;D

    - Natali, João Brenno e André Luís.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. O Holocausto consistiu em plano para acabar com a raça Judaíca.Onde Judeus ficaram a cada dia mais restristos e excluídos,foram obrigados a usar uma estrela amarela na camisa que indicava e separava Judeus de outras raças.
    Segundo a ideologia nazista,a Alemanha deveria superar todas as raças,o governo de Hittler criou os campos de concentração onde os Judeus eram obrigados a trabalhar.A maioria dos outros morreram de fome ou em virtudes de doenças.
    Para facilitar o transporte de prisioneiros os campos eram contruídos próximos as linhas ferrovianas,onde os trens chegavam lotados,uns já mortos devido o frio e a fome.Com o grande aumento de número de Judeus no Holocausto,os mesmos eram exterminados em câmara de gás.
    A mala de Hana é uma história que mostra como era cruel a vida das crianças submetidas ao Holocausto e as sofridas perseguições de Hittler.

    Alená,Celuane,Daiana,Eronildes,Jaqueline e Vasti.

    ResponderExcluir
  13. 1xbet | 1xbet | Bet with a Bonus - RMC | Riders Casino
    1XBet allows you to หารายได้เสริม bet filmfileeurope.com on any favourite horse 1xbet korean races or any other sporting event. ✓ Get up 출장안마 to £300 + 200 Free Spins No Deposit https://jancasino.com/review/merit-casino/

    ResponderExcluir